quinta-feira, 22 de abril de 2010

Assumindo a codependência

Se para um dependente ou compulsivo é difícil assumir seu problema, sua impotência perante ele e sua condição, para um codependente parece ser ainda pior.
Por que?
É muito mais fácil e comum culpar o dependente de drogas por usá-las ou o alcoólico por beber. Fica evidente que este comportamento é abusivo, gera problemas, consequências ruins. Todos estão acostumados a fazer dos dependentes os bodes expiatórios da família.
"Ele deve assumir seu problema, deve se cuidar, deve mudar", dizemos. Isso já virou chavão.
Porém, quando o olhar se volta para o codependente, tudo muda.
"Eu? Por que eu? O doente é ele, o problema é ele. Quando ele mudar, eu serei feliz", são as máximas dos codependentes. Na maioria das vezes, ocorrem algumas situações.
O dependente entra em recuperação e o codependente não se torna a pessoa feliz que imaginava que seria. Ao contrário, sente-se ainda mais perdido e vazio. Afinal, vai cuidar de quem? Vai ser útil para quem? Quem irá usar para se sentir no comando?
Em outros casos, o codependente se afasta, se separa do dependente e, mesmo assim, a “saga” continua e ele busca alguém similar para se relacionar.
Devido às nuances que a codependência apresenta, à dança sutil que embala seus ‘escolhidos’, é muito difícil, neste olhar para si, dizer: “Sim, eu sou codependente”, ou ainda “Sim, fui afetado pelo alcoolismo de outra pessoa”.
Porém, seja qual for o pequeno indício, não se entregue à negação. Vasculhe a sua história, olhe para o espelho e assuma, sem medo, esta condição. Esta será a única forma de começar uma história de recuperação em sua vida, uma trajetória rumo à autonomia saudável, capaz de extrair a felicidade do único lugar em que ele pode estar: dentro de si mesmo.

3 comentários:

  1. Anônimo19/5/10

    Que alívio saber que mais pessoas se interessam por este tema. Com frequência ouvimos comentários sobre dependentes químicos, isto para quem compreende que dependência química é uma doença, na maioria das vezes usam-se palavras preconceituosas discriminando estas pessoas. Raramente se falam da família e quando o fazem é culpando-a ou responsabilizando-a pelo estado em que se encontra seu familiar, como se a família tivesse condições de fazer alguma coisa. A conturbada convivência com dependentes químicos incapacita a família de cuidar de si própria, quem dirá do dependente.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19/8/10

    tenho lido varias coisas sobre isto, sobre este problema!!e caiem me as lágrimas porque vejo me em algumas características descritas para um codependente!
    se eu estou doente?? o que poderei fazer para mudar!! para me tornar uma pessoa saudável psicologicamente??

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/11/10

    São 2:30h e desde às 22h que leio sobre o assunto e agora consigo me enxergar em tudo o que li. Infelizmente percebo que sou uma codependente e acho que das piores. Vivo hoje uma situação terrível em um relacionamento. Toda a minha família e amigos me alertando e contra a situação que vivo e eu não acreditava, mas Deus me guiou até uma reportagem sobre codependente, coisa que eu nunca pensei existir e me vejo agora em toda essa situação, dizendo sim a todas as perguntas. Vou procurar ajuda, pois quero ter uma vida tranquila e saudável. Na próxima terça irei comparecer a uma reunião em minha cidade. Agradeço pela preocupação de pessoas interessadas no assunto e que nem imaginam o bem que vão me fazer. Muito obrigada e que Deus retribua em dobro essa graça que com certeza me será concedida!

    ResponderExcluir