segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Autoconfiança

Como confiar no outro se não confiamos em nós mesmos?

Estes dias, voltando de um curso de Amor-Exigente, carregada de espiritualidade e de energia ( isso sempre acontece nesses encontros!), o sol brilhava sobre a estrada e o vento batia no rosto. Essa sensação de liberdade era tão boa...pensei então em como nós, codependentes, pouco nos permitimos sentir a liberdade emocional, acreditar que somos livres para ser quem somos, fazer o que queremos fazer, sem sentir culpa por ser feliz, apesar de tantos problemas dos outros.
Quando cheguei, voltei às minhas pesquisas sobre autoestima. Algo me chamou a atenção. Não podemos confiar nos outros, se não confiamos em nós mesmos. E, para confiar em nós mesmos, precisamos fazer aquilo que é bom para nós, sem auto-boicotes.
À medida que fazemos pequenas coisas por nós, começamos a sentir que podemos confiar em nós mesmos e isso aumenta a nossa autoestima.
"Quero emagrecer, quero fazer exercícios físicos, quero sair mais com amigos, quero ler mais!", pensamos.
Começamos bem, e nos terceiro dia já estamos "amolecendo". Desistimos. E perdemos a assim a oportunidade de aumentar a nossa autonfiança e autoestima. Começam os pensamentos negativos: " Nada que começo, consigo concluir" ou "Nem adianta tentar, nunca vou conseguir". E assim, vamos destruindo ainda mais a nossa autoestima.
Portanto, a dica é: começe com pequenas metas, pequenas promessas a si mesmo. Mas cumpra-as. Conforme a autoconfiança aumenta, aumentarão os desafios e, assim, sucessivamente. Começe lhe entregando pequenas tarefas , que um dia , estará pronto para as grandes.
A autoestima agradece!

2 comentários:

  1. Carol29/8/11

    Muito bacana! :)

    ResponderExcluir
  2. Conheci hoje, por meio do site da Uniad. Excelente o texto. Vou adquirir o livro.
    Participo do AE em Maringá. Sucesso.

    ResponderExcluir