domingo, 21 de abril de 2013

Caminhando na libertação da codependência

Neste trabalho de peregrinação que venho fazendo em todo o Brasil, tendo o privilégio de conversar com milhares de codependentes, conhecer suas histórias, seus medos, suas vitórias e aprendizados, tenho observado muitas e muitas nuances da codependência.
Pais de dependentes químicos são tomados por uma esmagadora sensação de impotência não somente diante da doença, mas, principalmente, diante de suas próprias dificuldades em dizer "não" para aqueles que a vida inteira foram acostumados ao "sim".

De onde poderão arrumar forças para fazer o que precisa ser feito? Não há mais como poupar os filhos das quedas da vida quando eles já estão caídos , não há mais como colocá-lo sob as próprias asas, quando eles já alçaram voos com direções errôneas.
Aceitar, aceitar, aceitar. Banir a culpa, lembrando-se sempre que o que fizeram no passado foi o melhor que poderiam fazer. Libertar-se dos medos de arriscar a colocação de um limite, de gerar uma crise, de entregar-se a Deus e confiar Nele.
Como é difícil para os pais!
As esposas, as companheiras, as parceiras. Ah!Quanto engano achar que para elas basta o afastamento, basta a separação. Alguém pode enxergar as amarras emocionais às quais elas se prenderam? Como achar o caminho, como quebrar as correntes, como abrir mão do controle, do medo de perder aquilo que na verdade nunca foi seu.
Aceitar, aceitar, aceitar! Libertar-se do medo de abrirem mão do outro para cuidarem de suas próprias dores, para cuidarem de si mesmas. Iludidas por falsas ideias, pensam que só conseguem cuidar do outro. Quanto engano na cabeça dessas mulheres que ainda não conhecem o poder que tem!
Que possamos todos começar pela oração, lembrando-nos que a Palavra é vida e esperança. Confiemos!

"Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos de seu coração."

SALMO 37:4

Um comentário:

  1. Anônimo22/4/13

    persebo que essa essa realidade é o primero passo para cuidamos de nos mesmos, essa busca de ajuda é o instrumento para um recomeço! paz e graça a todos força coragem!!!!

    ResponderExcluir