domingo, 14 de julho de 2013

Tomar atitude precipita a crise


Nos grupos de Amor-Exigente, costumamos trabalhar um princípio por mês. Em julho, vivenciamos o 7º Princípio, que diz : "Tomar atitude precipita a crise".
Sabem porque silenciamos diante dos comportamentos inadequados de nossos entes queridos? Porque sabemos que nossa atitude pode gerar uma crise e ainda não estamos preparados para enfrentá-la.
De certa forma, ainda assim, é melhor não tomar atitude quando não temos condições de sustentá-la. Codependentes são mestres em ameaçar, mas tem dificuldades para cumprir, pois os limites são largos, não sabem dizer não, tem medo de deixar o ente querido responder por suas atitudes inadequadas e com isso acabam , sem querer, permitindo que elas fiquem ainda mais frequentes e intensas.
Portanto, vivenciar o sétimo princípio é essencial para mudar a situação. Neste momento, somos convidados a entender que é preciso se preparar para tomar uma atitude. É preciso ter certeza do que queremos, de como faremos e, principalmente, de que estaremos prontos para manter nossa posição frente às consequências de nossa tomada de atitude. Para isso, precisamos nos fortalecer e, nos grupos, compartilhando as experiências de nossos iguais, a cada dia, estaremos mais fortes, mais certos de quais as atitudes que devemos tomar, de como devemos agir, da crise que vamos enfrentar, lembrando sempre que a crise é fator desencadeante de mudanças e que, se estivermos fortalecidos para geri-la, teremos grandes chances de obter mudanças positivas.
Neste princípio percebemos que o que não podemos mais é agir da mesma forma esperando por resultados diferentes.Se queremos mudanças, vamos nos preparar para o caminho das pedras, certo de que chegaremos a um lugar mais iluminado.



Um comentário: