sexta-feira, 3 de julho de 2015

Trazendo o fundo à tona do poço

No mês de julho, os grupos de Amor-Exigente trabalham o princípio Preparador, que diz: "Tomar atitude precipita a crise". Durante muito tempo ouvimos dizer que para que o dependente químico pedisse ajuda era preciso que ele chegasse ao fundo do poço. Mas afinal, qual o preço deste tal fundo do poço? A que situações todos nós estamos sujeitos até que este fundo apareça? Terá a família que assistir de camarote a derrocada de um ente querido na esperança dele pedir ajuda? E ainda haverá tempo de ser ajudado quando esta hora chegar?
É sobre precipitar a chegada desta hora que o sétimo princípio de Amor-Exigente trata. Sobre tomar atitudes que farão com que uma crise se instale na família e algo se modifique. Se até o momento, todos os comportamentos paralisados da família tem facilitado a manutenção do comportamento disfuncional do dependente químico, vamos trabalhar com a hipótese de que novos comportamentos vão mobilizar o sistema familiar, causar estranhamento e mudança nos comportamentos do usuário.
Mas, é claro, que essa situação não é assim tão fácil. Toda crise é um momento difícil e se não for bem administrada só vai piorar a situação. E, além de tudo, os codependentes tem receio de provocar crises. Eles tem preferido, até aqui, deixar as coisas como estão, aceitar, negar, fazer de conta que está tudo bem, e assim, as coisas foram só piorando.
É hora de agir, mas, para isso, é preciso preparação.
Um plano de ação, definindo o alvo, fixando objetivos, formulando as estratégias e as executando é a proposta do Amor-Exigente.
E tudo isso, você pode aprender ao lado de pessoas que, como você, vivenciam a mesma problemática e já passaram por situações similares, e com sucesso.
Procure um grupo de Amor-Exigente e prepare-se para tomar uma atitude e mudar a situação!
www.amorexigente.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário