segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Assertividade em foco

   Habilidade essencial para a comunicação eficaz entre os seres humanos, a assertividade é tema quando o assunto é dependência química. Em uma comunicação já tão comprometida entre dependente e codependente, ela se faz ainda mais necessária para a troca da conturbada relação por uma vivência saudável.
   Comunicar-se de forma correta é grande habilidade. Seja no trabalho, em casa, com os amigos, é preciso saber dizer o que pretende de forma clara e objetiva. Sem mais, nem menos. Sem floreios, sem entremeios, sem dupla mensagem.
Para continuar a ler clique abaixo.
   No mundo dos negócios, ela já é uma das primeiras análises na ficha dos candidatos. Nas palestras sobre educação, uma das principais características que os pais devem desenvolver para impor limites aos filhos. Nas relações humanas, de uma forma geral, é tema de estudo, de reflexão para que as pessoas possam desenvolver formas de obter formais mais saudáveis de desenvolver suas histórias, umas com as outras.
   Particularmente, na vivência entre os dependentes de drogas e seus familiares, a abilidade deve ser incentivada, pois, normalmente, é a falta dela que contribui para grande parte dos problemas na relação.
   Por um lado, o dependente manipula para obter o que deseja. Por outro, o codependente diz sim quando quer dizer não com medo de desagradar ou de criar conflitos ainda maiores.Á medida que a reação cresce neste formato, mais rígidas ficam as formas de comunicação. E menos assertividade está presente nesta história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário