quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Trabalhando o controle

Uma das principais características do transtorno comportamental chamado codependência é o controle. Para tirar o foco de si mesmo, o codependente "liga seu radar" para o mundo. Está sempre atento ao comportamento dos outros, sempre controlando suas ações, atitudes, erros e acertos. Porém, quanto mais o codependente controla o externo, mais incontrolável fica seu interno, suas emoções, sua vida. E mais: nada  muda com o outro, o suposto "controlado", pois este controle não passa de uma ilusão, afinal, no inguém muda ninguém.
Quando o codependente toma conhecimento desta situação e volta o foco para si mesmo, está no caminho certo para a sua recuperação, para a sua mudança.
Porém, toda mudança é gradual, todo processo de recuperação enfrenta , todos os dias, desafios para a construção de uma nova forma de ser e de viver.
Portanto, dia após dia, é necessário que o codependente esteja atento às situações em que entrauaçao no processo de controle.
Neste momento, a sugestão é:

PARE , seja qual for a situaçao;

REVEJA a situação sob um novo olhar e

VOLTE o foco para si mesmo, abrindo mão do controle do outro.

Só assim, este novo comportamento se tornará um hábito, deixando nascer um novo ser, atento a si mesmo e deixando que o mundo funcione nas mãos do Poder Superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário