terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Janeiro é mês de Raízes Culturais em AE

Durante este mês de janeiro, vou escrever alguns textos sobre o 1º Passo do Programa de 12 Passos e o 1º Princípio de Amor-Exigente. O objetivo é refletirmos e buscarmos mudar nossos comportamentos, um pouco de cada vez, dia após dia, mês a mês. A cada dia estaremos cada vez melhores. E no final de 2012 trocaremos experiências sobre um ano de evolução.
No mês de janeiro, os grupos de Amor-Exigente trabalham o 1º Princípio - Raízes Culturais - que sugere o autoconhecimento, a busca de sua própria história, de suas raízes, origens, enfim, de tudo aquilo que caracteriza as suas particularidades.
Para começar esta intensa e preciosa programação dos 12 Princípios de AE, é preciso, antes de tudo, olhar para si. 
Nos nossos Subgrupos de Cônjuges, neste mês, buscaremos a nós mesmas. É importante lembrar de nossa infância, das características de nossa familia de origem, da atual e projetar aquilo que queremos para nós mesmas.
Algumas perguntas para reflexão:
Qual era a marca registrada de minha familia de origem?  O que era bom? O que era ruim? O que quero preservar e levar adiante e o que me machuca e não serve mais para mim? Quais as características de meus pais que quero cultivar em mim e em minha familia atual? O que preciso trabalhar para deixar no passado e construir o presente e o futuro? Qual a marca de minha familia atual? O que há de bom e de ruim? O que quero mudar em mim, na minha familia? O que quero deixar como legado para meus filhos, netos e gerações futuras? Quem sou eu? Quem é meu companheiro? O que é meu e o que é dele?
Vamos começar assim...nos encontrando conosco em nosso passado, em nossa alma, em nosso interior.
O caminho é esse!
Como dizem nos grupos de AE: "Que dia é hoje? Hoje é o primeiro dia de minha nova vida."
Faça desse lema uma realidade e prove o sabor do crescimento gradual, da após dia.

4 comentários:

  1. Anônimo17/1/12

    Entendi o que é codependência e me encaixo no perfil. Agora a grande questão... Como mudar? Por onde começar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12/2/12

      eu também não sei, só estou cansada perdi minha mãe, a minha irmã, a dependência dela desmoronou tudo...minha mãe morreu literalmente cansada, e eu vi a sua agonia, sua dificuldade em respirar por estar tão cansada...

      Excluir
  2. Anônimo12/2/12

    eu também sou uma co dependente, e também pergunto por onde começar a mudar, se já está tão engessada, como fazer para abrir os olhos e ver...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13/1/13

    Procure um grupo de auto-ajuda de amor-exigente

    ResponderExcluir