quinta-feira, 30 de abril de 2015

Passos para a Mudança - Tentando não tomar conta

Assim como em qualquer planejamento para alcançarmos determinado objetivo temos que traçar metas, assim faremos nesta proposta que trarei para você, que de alguma forma se identifica com os as características da codependência e deseja começar a se libertar desta condição emocional.
O controle, como já lemos na matéria " A necessidade de controlar", é uma das principais características da codependência.
Vamos então, começar a atacar o problema em sua raiz. Vamos olhar para ele e, honestamente, responder a seguinte pergunta:

"Tenho mesmo o poder de mudar o runo das coisas através do meu controle"?

A partir desta resposta sincera, busque listar as vezes em que você tentou controlar as situações e as consequências dessas ações. Procure escrever sobre isso, lembrar detalhes, descrever quais foram as suas sensações ao tentar tomar conta de alguém, de alguma situação, como se fosse capaz de alterar o destino das coisas. O que você sentia? O que o mobilizou? No fundo, no que você acreditava? O que você estava tentando impedir que acontecesse? Do que você tinha medo?
E nestas situações, você se machucou? Foi além dos seus limites? Impediu que acontecesse aquilo que você temia?
Consegue imaginar como as coisas aconteceriam caso você não tivesse tomado a frente da situação? As coisas seriam diferentes? Iguais? Você estaria melhor? Pior? Do que você teria se poupado?

A partir deste pequeno inventário sobre o papel do controle em sua vida, você terá como validá-lo e escolher se deseja ou não prosseguir com este comportamento.
Se você chegou à conclusão que de nada serviu o controle, a não ser para afastar você de si mesmo, de enfraquecer a si mesmo, e deseja fazer diferente, então é preciso iniciar o processo de mudança a partir desta decisão. Como?
Pequenos movimentos diferentes para começar a criar novas rotas em seu caminho
Tente começar observando as situações e percebendo seu movimento em direção ao controle quando ele aparecer. Agora, que você o percebe, pode então escolher se quer dar vazão à sua ação. Tente fazer diferente, não tome conta de situações que não são suas, não controle, não palpite, não imagine e manipule para que as coisas sigam o caminho que você imagina.
Para isso, busque ajuda num lema bem interessante dos Grupos Anônimos: " Solte-se e entregue-se a Deus" ou ainda " Viva e deixe viver".
Vamos tentar?
Essa é a primeira meta : tentar não controlar. Com calma, um dia de cada vez, chegaremos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário