sábado, 2 de maio de 2015

A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação, 5º Princípio Básico de Amor-Exigente

Este mês, os grupos de Amor-Exigente, se aprofundam nos estudos do Quinto Princípio Básico e incentivam que seus participantes o vivenciam na prática de suas atividades diárias para que possam introjetar o que ele traz de transformador para as vidas dos que sofrem com a dependência de entes queridos.
O desafio deste princípio, que diz, “ A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação” está em ir além das acusações a si e aos outros e reconhecer a seu papel dentro dos conflitos familiares, responsabilizando-se por seus comportamentos e atitudes e pela mudança necessária para que todo o sistema familiar possa ganhar com isso.
Até este momento, os pais ainda estão se questionando onde foi que erraram ou culpando uns aos outros pelo uso de drogas do filho. Cônjuges estão em brigas constantes, jogando o peso dos erros um nos outros, numa disputa sem fim pela descoberta de quem é o certo e quem é o errado, como se isto fosse resolver a situação. Até então, todos estão indefesos e sem ação, ou seja, não mudam atitudes, não tomam providências, não se defendem a avalanche que vem destruindo a família através da culpa.
Vivenciando o princípio, transformando culpa em responsabilidade, as coisas começam a acontecer, pois cada membro da família fará a sua parte para que as coisas mudem e assim, a mudança de um afetará o outro, como será visto e vivenciado no sexto princípio de Amor-Exigente, que diz: “O comportamento dos pais afeta os filhos; o comportamento dos filhos afeta os pais.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário