segunda-feira, 20 de junho de 2016

Papéis e sistema familiar. Qual é o seu?

Por Romina Miranda

No sistema familiar a ordem se dá por meio do respeito à hierarquia e às fronteiras que o regem. Sistemas filiais estão sob a autoridade do sistema parental e, antes deste, está o sistema conjugal. Maridos e esposas são diferentes de pais e, por sua vez, pais diferentes dos filhos. Cada um no seu lugar, cumprindo o seu papel mantém o sistema organizado, funcional e saudável.
De uma forma sutil, os papéis se desorganizam dentro do sistema sem que os seus integrantes percebam. Pais perdem autoridade para filhos e filhos passam a mandar na casa, papel que seria dos pais. Esposas passam a ser "mães" de seus maridos, assumindo responsabilidades que deveriam ser compartilhadas pelo casal. Filhos assumem o papel de pais de seus pais, dispensando a estes os cuidados que, na verdade, deveriam receber mas, por diversas fragilidades, os pais não podem dar.
Nestas desorganizações de papéis é que se instalam as disfunções, entre elas o uso e abuso de álcool e outras drogas.
Quando o olhar do terapeuta se estende à toda a família, um dos focos é justamente essa inversão de papéis e o seu reajuste para que o sistema familiar volte a funcionar da maneira adequada e saudável. Sozinhas, muitas vezes, as famílias não conseguem constatar essas inversões e, menos ainda, reformular os papéis.









2 comentários:

  1. Muito bom! Assunto importante e que deveria ser mais debatido, disseminado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Sua palestra em Limeira foi muito boa. Esse texto nos mostra mesmo quais os verdadeiros papeis. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir