segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Romina Miranda lança livro sobre codependência

     Romina Miranda é jornalista e especialista em Terapia Familiar Sistêmica pela Unifesp. Mobilizada por experiência pessoal, iniciou suas atividades no segmento da dependência química , em 2008, com o lançamento da Revista Anônimos, publicação especializada na temática, que foi veiculada durante cinco anos. 
     Neste período, Romina também foi convidada a assumir a Assessoria de Comunicação da Federação de Amor-Exigente, local em que editou as publicações para os grupos de apoio e apresentou programas na Rede Vida, ao lado de Mara Menezes, presidente na entidade na época. Como voluntária de Amor-Exigente, implantou na regional Norte Paulistana o subgrupo de cônjuges, para tratar questões específicas da relação conjugal entre usuários e suas parceiras.
     Ao lado de padre Haroldo, fundador do renomado Centro de Tratamento para dependentes químicos, em campinas, o Instituto Padre Haroldo, ela editou o Jornal Ação, publicação da entidade, apresentou programas na TV Aparecida e Net TV e escreveu o livro : Uma só palavra : o legado de padre Haroldo Rahm no tratamento da dependência química.
     Em 2012, foi convidada pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira para compor a equipe de pesquisadores da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, e realizar pesquisa em todas as capitais brasileiras com familiares de dependentes químicos. O levantamento, intitulado LENAD Familia, foi lançado em 2013 e , na ocasião, Romina foi convidada para coordenar o Programa Recomeço Familia, ação do Governo do Estado de São Paulo para apoiar, orientar e tratar os familiares de usuários de substâncias psicoativas.
     Atualmente, como docente universitária no colegiado de Psicologia, Palestrante, Terapeuta de Famílias e  Pesquisadora da Unifesp, Romina Lança o livro “ Até que a droga nos separe: um olhar sobre a codependência”, que reúne sua experiência pessoal às vivências profissionais durante estes 10 anos. 
     A primeira sessão de autógrafos acontecerá no III Seminário do Nordeste de Amor-Exigente, no dia 15 de setembro, em João Pessoa. Em seguida, a autora iniciará agenda de palestras e sessões em várias cidades do Brasil. 


     O conceito de codependência, sua relação com a dependência química, suas peculiaridades nos sistemas conjugal, parental e filial, seus aspectos intergeracionais e os transtornos associados são alguns dos temas abordados na obra , que traz também depoimentos de familiares de usuários de substâncias psicoativas e a vivência prática da autora em mais de dez anos de atuação na área. Um dos diferenciais fica por conta da proposta de intervenção para a codependência apresentada por Romina, baseada no tripé autoconhecimento , autoaceitação e autocuidados, com sugestões práticas para o início do processo de recuperação. Fragmentos de seus textos em sites, blogs, revistas e redes sociais completam o livro, obra da Líbélula Publicações.


Para comprar, acesse:  


















Nenhum comentário:

Postar um comentário