segunda-feira, 18 de junho de 2012

Para que serviu o controle?

Você pode analisar para que serviu o controle das situações e pessoas até hoje em sua vida? Ele impediu que algo ruim acontecesse ou foi o responsável por algo de bom que já era para ser seu acontecer? Certamente nenhuma das alternativas.
Hoje podemos perceber que nada do que fizemos impediu nossos entes de agirem da forma que lhe convinham, seja abusando de álcool ou outras drogas, ou vivenciando comportamentos inadequados. Nosso controle, muitas vezes, só contribuiu para que as coisas piorassem, pois abalou nosso estado emocional e reverteu toda esta negatividade para a relação.
E quando o Poder Superior nos reservou algo de bom, infinitamente maior do que podíamaos esperar, também, em nada contribuiu o nosso controle. O que estava reservado para nós não dependia de nossa vontade.
Se pudermos relamente entender que não temos o controle sobre ninguém e sobre situação alguma que não dependa de nós, poderemos optar em sermos livres deste comportamento que acaba nos controlando, nos tornando escravos da necessidade de controlar a tudo e a todos, nos tornando ansiosos em resolver situações que não são passíveis de serem resolvidas pelo nosso simples entendimento ou capacidade.
Que possamos entregar este comportamento para o Poder Superior, permitindo que Ele o leve e deixe-nos livre para olhar para nós mesmos.
Vamos usar essa energia toda para controlar a nós mesmos, às nossas compulsões, pensamentos negativos, comportamentos inadequados e nos transformamos, a cada dia, em alguém melhor.

6 comentários:

  1. Maravilha de mensagem!!!Incrível como obtemos ajuda de todas as formas ...hoje foi por este canal!!!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/12/11

    Reflita:
    Você se alegra com a alegria do OUTRO.
    Você se entristece com a tristeza do OUTRO.
    Você adoece com a doença do OUTRO.
    E quando é que VOCÊ ama A SI MESMO para estar CADA VEZ MELHOR para amparar o outro?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18/12/11

    A codependencia parece não ter sintomatologia diferente entre as pessoas. Estou como Romina descreve e ele não me conhece. O artigo não só parece que foi escrito para mim, certamente para mim e todos nós codependentes. Se a doença é a mesma o remédio também o é. Ele há de valer-me mais que penicilina em pneumonia... Pedro

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha reconhecer que isso pode ser modificado.
    É só querer!!
    Obrigada pela postagem!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/1/12

    Esse texto é o remédio que preciso. Eu o leio e copio para vivê-lo. Estou terrivelmente adoecido de codependência. Para mim parece tratar-se de uma enfermidade fatal, Simplesmente não estou suportando mais. Sinto uma dor de alma quase insuportável. Frequentei o AE por muitos anos e avalio que, por mim mesmo, gostaria de ter caminhado mais. Não aguento mais conviver com o meu filho apesar de amá-lo muito. Estou na casa de minha filha nos USA e ele está na casa de minha irmã no Brasil. Daqui, embora eu tenha vontade de controlá-lo estou longe e nem nos falamos. Resta-me aguentar a atitude tomada e espero que ele sobreviva. Procurei minha filha para sobreviver...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo28/6/12

    Obrigada por esta mensagem.

    ResponderExcluir