terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O desafio

Neste mês de janeiro, a proposta é o autoconhecimento sugerido no Primeiro Princípio de Amor-Exigente, as Raízes Culturais.
Muitas são as nuances deste eterno caminho. A cada etapa vencida, somos convidados a mergulhar ainda mais dentro de nós mesmos, rumo à evolução emocional e espiritual.
Quando esta jornada se inicia, verdadeiramente, não há volta. A trajetória que seguimos em busca de nosso centro, de nós mesmos, de nossas verdades, necessidades, defeitos e qualidades, é crescente. São degraus que subimos, e por isso, cada vez estamos mais acima.Assim, sempre haverá mais um degrau, mais um avanço. As "provações" parecem ser cada vez maiores, porém, aprendemos a vencê-las com maior leveza.
Neste caminho, existe um momento em que somos desafiados a não mais culpar aos outros e às situações por nossas reações.Que desafio!
É hora de não mais pensar no por que da atitude do outro, mas na forma como reagimos à ela. Codependentes são seres reativos.A reação é impulsiva, portanto a evolução está em aprender a "respirar" para depois agir, se necessário. E não reagir somente.
Esse respirar inclui o olhar voltado para si. Como eu estou me comportando diante desta situação?O que em mim se mobiliza diante deste desafio? Quais são as minhas dificuldades em vivenciar este momento?
Que possamos, nesta etapa de evolução, trazer as devidas responsabilidades para nós mesmos e , assim, nos tornarmos autores de nossa própria história.

2 comentários:

  1. Olá, boa tarde!

    Muito boa a matéria.
    Estou com um blog novo no ar, relacionado a DQ, faça uma visita
    http://euescolhiamarvc.blogspot.com/

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!

    Estou indicando seu blog para diversos familiares de pacientes meus, que tem me dado um retorno positivo! Numa área da adicção tão pobre de recursos e possibilidades, seus artigos são confortadores e com qualidade de informação ímpar. Parabéns!

    Sou médico psiquiatra especialista no tratamento da dependência química, meu site pessoal (que abarca temas variados, não somente relacionados a adicção) é o KIAI.med.br.

    Além disso publico informações específicas sobre o tratamento da adicção no blog internacaoinvoluntaria.wordpress.com.

    Além do trabalho em meu consultório particular em SP, presto assistência psiquiátrica a diversas comunidades terapêuticas e clínicas especializadas, no momento me dedicando com mais foco a Clínica Feminina Vitoriosos, onde sou responsável pelo Depto. de Psiquiatria. Além desse site, publico textos técnicos com ênfase na adicção feminina no site Clinica Médica Vitoriosos .

    Fica o convite para me visitar "eletronicamente" rs, e quem sabe possamos trocar links de algum dos sites que julgar adequado!

    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho desenvolvido até o momento!

    ResponderExcluir